[principal] [primeiros passos] [planeta azul] [trabalho] [vestir o que?] [alimentando-nos] [meio-ambiente] [exercitando-nos] [textos] [administrando as contas] [mais compromisso] [mais saúde] [mais beleza] [mais livres] [voluntarios] [cidadãos do planeta Terra] [links] [livros] [entre em contato]

 

MAIS BELEZA

 

Hoje em dia acontece uma busca quase desesperada pela "beleza". Que beleza será essa? Uma "beleza" calcada num padrão estético clássico? Beleza Grega? Negra? Asiática? "Imposta" pela classe rica ou pela classe média? Baseada em moldes ditados pela "midia", que precisa vender conceitos e idéias, para disseminar seus produtos mágicos, que consumidos, usados, produzirão o efeito tal e tal? Reduziremos todas as gordurinhas, eliminaremos toda a celulite, todas as rugas, colocaremos próteses onde nos fazem crer que não temos carne suficiente? Nos mataremos de suar nas academias, arrebentaremos nossos ligamentos, estiraremos nossos músculos para engrossar as coxas, arrebitar o bumbum? Tomaremos todas as vitaminas coloridas compradas nas farmácias para termos energia, para ficarmos "ligados", inteligentes, sei lá o que? E sem nem ao menos nos darmos conta que muitas vezes estamos sim, prejudicando nossa saúde. Sem esquecer as que morrem ou se aleijam nas mesas de cirurgia plástica, aumentando e diminuindo, daqui e dali? Desejamos tanto ser belos, belas, para sermos admirados(as), amados(as), e quem sabe, virarmos ídolos(as), sermos objeto de desejo, de sei lá o que? Virarmos modelos famosos, ganhar rios de dinheiro, sairmos nas capas das revistas mais famosas, desfilar pelas maiores grifes? Sem nenhum questionamento, cada dia meninas e meninos adolescentes, ou jovens ou coroas","caem na rede" da busca da beleza a todo preço, pela não-aceitação de si mesmos(as) como são. Odeiam suas perninhas finas, seu cabelo ralinho, ou sua calvície, suas sombracelhas assim ou assado... Muitos rapazes que ainda nem tiveram seu físico plenamente desenvolvidos, vão malhar nas academias ou começam a tomar anabolizantes prejudicando seu corpo, comprometendo sua saúde e por aí seguem, numa busca insana de beleza, acreditando que sendo belos, serão mais amados...

Somos muitas vezes como os nossos irmãos índios que ganhavam espelhinhos, quinquilharias, do colonizador e por aquilo, entregavam tudo o que tinham... Gostamos das luzes, do exterior, da vaidade, do que aparece. Temos que ser bonitos por fora; por dentro? "Ah, deixa prá lá, quem se preocupa com isso, coisa da menor importância...."

Jesus chamou os fariseus de "sepulcros caiados". Limpinhos, branquinhos por fora, mas por dentro, todos sabem o que contém. E disse também que "onde tivermos nosso tesouro, aí teremos nosso coração". Coração é o centro mesmo da pessoa. Aquilo que é força motriz, razão, significado, a vida enfim de cada um. Não é só a nossa "bombinha" que movimenta nosso sangue, mas é aquilo que realmente vale a pena dentro de nós, a nossa verdade mais pura, mais bela.

E por que buscamos tanto a beleza exterior? Porque na maioria das vezes, ainda não descobrimos que temos um "centro", que temos um "Reino" dentro de nós... "O Reino de Deus está dentro de vós!", diz também o Senhor. E é por aí que acho que devemos começar. Descobrindo esse Reino de Deus dentro de nós, que nos plenifica, que dá sentido e significado à nossa vida. Quando descobrimos que somos amados por Deus, que o próprio Deus faz morada em nós, que nos ama de paixão, para que vou me matar para ficar deslumbrantemente bela(o), para conquistar A ou B? Quando descubro que sou habitada por um Deus que me ama, meus olhos se suavizam, minha expressão fica assim, feliz, feliz. Sou capaz de sair de mim e ir ao encontro do outro, da outra, do meu irmão que também é habitado e amado por esse Deus de ternura. Então, sim, vou conquistando todas as pessoas, ou quase todas, porque isso também não importa, mas é algo que vai acontecendo naturalmente. Vou me tornando mais simpática(o), mas amável, mais "amorável", porque me descubro como feita de Amor e por Amor. Então me transformo naquela pessoa que foi pensada por Deus, desde antes de eu ter nascido. E sou capaz de aceitar a vida, com tudo que ela me traz, sem desejos egoísticos, sem buscar unicamente a mim, aos meus interesses. Abro-me como a rosa se abre ao sol, sou embelezada por ele e embelezo com o perfume que vem do meu coração enamorado por Deus, a todos aqueles que encontro em meu caminho. Faço-me companheiro(a), solidário(a), um ser humano verdadeiro e não uma árvore de natal. Descubro a Alegria dentro de mim, e então, encontro o Amor em tudo. Na pessoa que deve ser meu companheiro(a), amado(a), companheiro de caminhada nesta vida, pai/mãe de meus filhos(as)... A vida vai acontecendo naturalmente, sem pressões, sem desgastes, sem urgências, a não ser aquela de amar aqueles que não são amados, fazer o bem a quem cruzar meu caminho.

Então minha beleza surge como o sol, como a mais bela rosa... Mesmo que eu seja velho, velha, tenha o nariz grande, os olhinhos pequenos, a pele enrugada, a beleza surge, um brilho no olhar que convida a tantas possibilidades de ser feliz... Pois a beleza, sim, vem de dentro, não de cremes caríssimos que usamos diariamente, não das cirurgias plásticas ou das próteses.

Como no belíssimo capítulo 58 do profeta Isaías, v.10: "se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno." e no v. 8: "Então tua luz surgirá como a aurora..."

 

***

 

Cultivar a Alegria (do livro do Eclesiástico, cap. 30,22-27:

"Não entregues tua alma à tristeza,

não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.

A alegria do coração é a vida do homem,

e um inesgotável tesouro de santidade.

A alegria do homem torna mais longa a sua vida.

Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme;

concentra teu coração na santidade,

e afasta a tristeza para longe de ti,

pois a tristeza matou a muitos,

e não há nela utilidade alguma.

A inveja e a ira abreviam os dias,

e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo.

Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente,

pois seus banquetes são preparados com solicitude."

 

****

 

A mulher virtuosa (Eclesiástico, 36,20-26):

"O estômago recebe toda espécie de alimentos,

mas entre os alimentos um é melhor do que o outro.

O paladar discerne o gosto da caça;

o coração sensato discerne as palavras enganadoras.

Um coração perverso é causa de tristeza,

mas o homem experiente resistir-lhe-á.

A mulher pode esposar toda espécie de homens,

mas entre as jovens uma é melhor do que a outra.

A beleza da mulher alegra o rosto do esposo:

ela se torna mais amável que tudo o que o homem pode desejar.

Se a sua língua cura os males,

tem também doçura e bondade;

o seu esposo não é como os demais homens.

Aquele que possui uma mulher virtuosa tem com que tornar-se rico;

é uma ajuda que lhe é semelhante, e uma coluna de apoio."

***

Como você viu, não dei nenhuma "receita" de beleza, mas um programa de viver novo. Viva com simplicidade, buscando os verdadeiros valores da vida, e não os que o mundo tenta nos impingir, e assim vamos descobrindo, construindo nossa felicidade, dia-a-dia. Aceite-se e ame-se como você é, como o outro é! Você descobrirá belezas insólitas! "Sem medo de ser feliz". Então você abraçará a causa do seu irmão que luta, geme e chora, e que nem tem como se preocupar com beleza, pois luta por causas mais nobres, como a sobrevivência, a dignidade, a Justiça, a Paz! Seja Feliz! Simplesmente!

 

 

[principal] [primeiros passos] [planeta azul] [trabalho] [vestir o que?] [alimentando-nos] [meio-ambiente] [exercitando-nos] [textos] [administrando as contas] [mais compromisso] [mais saúde] [mais beleza] [mais livres] [voluntarios] [cidadãos do planeta Terra] [links] [livros] [entre em contato]