[principal] [primeiros passos] [planeta azul] [trabalho] [vestir o que?] [alimentando-nos] [meio-ambiente] [exercitando-nos] [textos] [administrando as contas] [mais compromisso] [mais saúde] [mais beleza] [mais livres] [voluntarios] [cidadãos do planeta Terra] [links] [livros] [entre em contato]

 

Planeta Azul

 

 

"No princípio, Deus criou o céu e a Terra, .... e viu que tudo era Bom." (Gn 1,1)

 

"A terra nos dá o seu fruto, e Deus, nosso Deus nos abençoa", diz o salmista. E nós? Como retribuímos a generosidade da Mãe Terra - Gaia - nosso berço e nutriz?

Como conciliar desenvolvimento, aproveitamento dos recursos naturais sem tanta depredação, sem tanta destruição? Por que a ganância humana, o desprezo pelo nosso meio-ambiente, a ignorância que incendeia nossas matas e polui nossas nascentes, parece crescer num passo infinitamente maior do que a conscientização de nossa população com referência à nossa própria sobrevivência aqui?

Se não aprendermos rápido, em breve será tarde demais. É preciso que aprendamos a viver em paz e harmonia com nossa Terra, o Planeta Azul, que "brilha como uma jóia no firmamento".

Tentemos simplificar nossa vida, resistamos ao desejo de acumular, paremos de produzir tanto lixo, voltemos para o nosso Centro e despertemos de nosso sono. Nosso valor não está no "ter", mas no "SER". Ser mais humanos, mais solidários, mais irmãos. Seres pacificados, primeiro conosco mesmos, depois com nossos vizinhos, irmãos, com toda a terra, com o universo.

Aprendamos a partilhar. Aprendamos com o livro dos Atos dos Apóstolos: "os cristãos tinham tudo em comum..... e não havia necessitados entre eles". Aquilo que acumulo, que amontoo, que já não encontro mais lugar em minha casa para guardar, faz falta a outro que muitas vezes não tem com que sobreviver, com que se proteger do frio, com que saciar sua fome...

Não teremos que contratar seguranças, que colocar nossas jóias em cofres seguros, seremos mais livres para apreciar a beleza de um por-do-sol, para ouvirmos o canto dos pássaros.

Não precisamos nos matar de trabalhar para acumular bens que jamais levaremos conosco para nossa morada derradeira: " Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam." (Mt 6, 19-20). Então, teremos mais tempo livre para nos dedicarmos a partilhar nosso ser com outros necessitados. Podemos ensinar o que sabemos, há tantas pessoas desejosas de aprender o que você sabe e não podem pagar por isso... podemos, quem sabe, visitar os órfãos, os velhos abandonados nos asilos, ouvir-lhes as histórias e darmos a risada que perdemos na busca do dinheiro, da fama, do sucesso. E nosso coração se encherá de ALEGRIA, por que fomos feitos para a comunhão = comum união. A tristeza, a depressão se afastarão de você. A falta de sentido em sua vida desaparecerá. Você não precisará se preocupar mais com a estética de seu corpo, com as roupas que "precisa" comprar para ficar mais bonito (a), não precisará ser escravo (a) da aprovação dos outros para ser feliz. Você será feliz, porque SERÁ MAIS. SERÁ ALGUÉM QUE SABE AMAR, RESPEITAR, VALORIZAR O OUTRO. E descobrirá que poderá viver e ser feliz com menos. Diz a matemática que aprendems na escola "menos com menos, dá mais". Então, você será MAIS, pois o seu valor não está nas coisas que possui, nas habilidades e talentos que você tem e desenvolve apenas com o fim do retorno financeiro, com o brilho pessoal que isso pode te trazer. Pois os "dons e talentos que recebemos, não foram para nós, mas para o bem-comum, para a comunidade". Tudo recebemos de Deus e a Ele devolvemos, quando partilhamos com nossos irmãos.

Sejamos solidários! Sejamos criativos. Podemos reaproveitar, reciclar muito mais do que imaginamos. Ao ir fazer suas compras, pergunte-se: "estou MESMO precisando disso, meu filho, minha filha, está MESMO precisando disso?" Sugiro até que se resolva em casa, com a família, pai, mãe, filhos, o que comprar.

Compremos conscientemente. Sejamos esclarecidos. Compremos daquelas empresas comprometidas com o meio-ambiente e não as vilãs de nossa Mãe Natureza, não as que destroem tudo o que está a seu redor, visando exclusivamente o lucro.

Não tenhamos medo de elevar a nossa voz, de escrever a um jornal, de ligar para a polícia, bombeiros, etc, para prevenir um incêndio, um uso abusivo de algum recurso precioso, como desperdício de água, poluição de riachos, lagos, rios.... A Terra está gritando, pedindo socorro. Sem nossas árvores, sem água, não haverá vida na terra. Pense em seus filhos, pense nos seus pais, irmãos, pense nos sem-vez e sem-voz, aqueles que estão alienados e ainda não descobriram que fazemos parte de um TODO, que nos sustém e que tentamos ignorar. Saiamos de nosso sono e acordemos para os verdadeiros valores da vida: a simplicidade, a liberdade, o lúdico, a amizade, o amor, a solidariedade. Somos irmãos e irmãs, filhos e filhas de uma mesma Mãe: Planeta Terra. Cuidemos dela, como ela sempre cuidou de nós. Ela está machucada, suja, maltratada, mas ainda há como recuperá-la. Retorne à sua simplicidade original.

 

Mas, principalmente, RETORNE AO SEU CENTRO, onde você encontrará ALGUÉM que te ama, que te espera, que te guiará nesse novo caminho. Mesmo se você não acreditar nEle, busque uma maneira de ter esse contato profundo com o seu interior. Se não for cristão, pratique uma Meditação, Budista, Tibetana, a que mais lhe agradar, pois nesse contato profundo com seu eu interior, você irá descobrir o seu valor como PESSOA. Não como objeto. Descobrirá que não deverá usar as pessoas como objeto, nem deverá ser objeto de ninguém. Somos seres que caminhamos juntos, unidos, apoiando-nos e amando-nos mutuamente, porém sem nos escravizarmos nem sermos escravos de ninguém.

"Não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes." (Rm 12,16)

 

 

ALERTA!!! - clique aqui, depois volte.

PAREM OS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM NOSSAS MATAS!!!

POR FAVOR, AJUDEM NESSE TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO, PARA QUE PRINCIPALMENTE OS PEQUENOS AGRICULTORES, LAVRADORES, SAIBAM QUE NÃO HÁ NENHUM BENEFÍCIO EM SE COLOCAR FOGO NAS MATAS, NOS TERRENOS BALDIOS, A NÃO SER TRAZER MUITA POLUIÇÃO E UM GRANDE DANO À TERRA, QUE DEIXA DE SER PRODUTIVA. VAMOR FAZER UMA GRANDE CAMPANHA NESSE NOSSO PAÍS, ONDE A SECA, A FALTA DE CHUVAS, SOMADAS AOS INÚMEROS INCÊNDIOS QUE ACONTECEM QUASE DIARIAMENTE, SÓ DEGRADAM AINDA MAIS A NOSSA FAUNA, FLORA, A VIDA ENFIM. VAMOS ENCARAR E ENFRENTAR ESSA LUTA CONTRA A IGNORÂNCIA. SE VOCÊ ESCLARECER AO MENOS UMA PESSOA, JÁ TEREMOS FEITO ALGO. E SE ESSA TAMBÉM ESCLARECER MAIS OUTRA, UM DIA GANHAREMOS A BATALHA. VAMOS LUTAR PARA QUE O VERDE PREVALEÇA E NÃO O NEGRO DO CARVÃO QUEIMADO EM NOSSOS CAMPOS, EM NOSSAS MATAS. NÃO FAÇAMOS DO BRASIL, DO MUNDO, UM DESERTO.

Medicina e Sabedoria Popular

Inseticida Natural

Ingredientes: 100g de sabão de côco, 200 g. de fumo de rolo; 1 litro de água.

Modo de fazer: Derreter os ingredientes em banho-maria e dissolver em 2 litros de água.

Modo de usar: Borrifar nas plantas durante 3 dias.

Ame e proteja a Mãe Natureza. Ela é nossa casa, e é fonte de vida. Recicle o lixo. Salve uma árvore usando a folha de papel dos dois lados. A natureza lhe agradece e a saúde também.

(Oficina de Ervas Medicinais do Colégio Santa Catarina - Petrópolis/RJ) da Folhinha do Coração de Jesus.

RESPEITE A NATUREZA, AME-A. ELA DEVOLVERÁ O CARINHO COM FRUTOS, FLORES, PERFUME, ALIMENTO, OXIGÊNIO, BELEZA E MUITO MAIS!

 

AGENDA SEMANAL - CENTRO DE ECOLOGIA INTEGRAL (Belo Hte.) - LEIA!

Serviço de utilidade pública e ecológica!

Façam a sua parte, divulguem!


Este e-mail recebi de um amigo que trabalha na SABESP. Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos, jogamos o óleo na pia ou por
outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que
podemos cometer. Porque fazemos isto, perguntam vocês? Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que se tem a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas pet de refrigerantes), fechá-las coloca-las no lixo normal (ou seja, o orgânico). Todo lixo orgânico que colocamos no sacos vai para um local onde são abertos e triados. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em
vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, e ser necessário dispender milhares de reais a mais para o seu tratamento.
UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA. (o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos)
De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição da Baía da Guanabara(RJ), rio Paraíba(PB), rio Tietê (SP) etc..., se não fizermos a nossa parte.

DIVULGUEM - É PARA O BEM DE TODOS

 

A OUTRA DICA PARA APROVEITAR O ÓLEO DE FRITURAS EM CASA ESTÁ AO LADO.

 

SALVEM O NOSSO PLANETA!!! O ÚNICO COM CHOCOLATE!!!
DESCOBRINDO O SABÃO CASEIRO*

O sabão é um produto de grande utilidade doméstica. Tanto que atualmente estão à venda sabões de diversas marcas. Mas o que pouca gente sabe é que é possível produzir sabão em casa, com uma receita simples (ver abaixo), ingredientes fáceis e MUITA ATENÇÃO. O melhor da história é que o sabão caseiro ajuda a preservar o meio ambiente: sua fabricação recicla óleos e gorduras de cozinha.

É de olho nessas possibilidades que a Escola Municipal Israel Pinheiro, no Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, mantém há mais de três anos, o projeto "Tá Limpo", que conta com 12 participantes. A produção de materiais de limpeza é fonte de renda para alguns alunos, ex-alunos e membros da comunidade. A escola cede o laboratório de Ciências para que duas vezes por semana sejam produzidos sabão, detergente, cloro e amaciante, sendo os alunos acompanhados de perto pelos professores.

Assim como os sabões vendidos nos supermercados, o sabão caseiro não é biodegradável, isto é, permanece no ambiente como agente poluidor muito tempo depois de ter sido utilizado. A diferença é que sua produção envolve o reaproveitamento de óleos e gorduras que também iriam poluir o meio ambiente. Além disso, as receitas, que são muitas vezes antigas e transmitidas de geração em geração, rendem bastante e geram um produto tão eficaz quanto o industrial.

Há vários ouros exemplos de fabricação de sabão caseiro. Um deles é o da arte-educadora ambiental do Projeto Manuelzão Joana D'arc de Souza. Ela participa de um grupo envolvido na produção de sabão no prédio onde mora. "Uma vizinha recolhe a gordura usada pelos moradores para fabricar o sabão e depois distribui o produto entre todos", conta. Já a aposentada Derlinda Maria produz sabão e o vende para os vizinhos há mais de 3 anos, pelo preço médio de 60 centavos a barra. "Comecei para economizar nas despesas de casa e hoje nem eu nem alguns dos meus clientes compram mais sabões de marca, que são mais caros", explica. A fabricação de sabão requer cuidados especiais. Deve-se respeitar as quantidades dos ingredintes e os procedimentos descritos na receita. Atenção com a soda cáustica: quando misturada com água, ela libera muito calor, podendo causar lesões na pele. Se ingerida, destrói as vias digestivas e pode matar. O uso de luvas e máscara é imprescindível, recomenda-se também o uso de recipientes e colheres de madeira e o acompanhamento de um adulto.

RECEITA

Ingredientes: 5 litros de óleo; 1 litro de água; 1 litro de soda cáustica; 1 copo de álcool.

Preparo:

Misture todos os ingredientes, exceto a água, em uma vasilha de plástico. Coloque a água quente aos poucos. Mexer durante 30 minutos com um pedaço grande de madeira (um cabo de vassoura, por exemplo). Despejar em um recipiente de madeira ou papelão forrado com plástico grosso. Cortar no dia seguinte.

* FONTE: João Vitor e Vinícius da Silva - Estudantes de Comunicação Social da UFMG - in 'Jornal Manuelzão' no. 31, ano 8.pub. UFMG, BH, junho/05.

Não faça ginástica na' Wall Street Fitness', Belo Horizonte. Eles nos 'entopem' de spam, mensagens não solicitadas, às dezenas, DIARIAMENTE!

 

ESTÁ SEM TEMPO? Clique ao lado. Organize-se!

 

APRENDENDO A ORGANIZAR-SE COMO DONA DE CASA? ENTRE NO GRUPO "FLY LADY", do Yahoogrupos, envie e-mail em branco para: FLYingInBrazil-subscribe@yahoogroups.com. Um pessoal incrível, ajudando-se, trocando informações valiosas, etc. Se você lê inglês, visite o site oficial http://www.flylady.net. Aprenda a manter sua casa em ordem, limpa e a administrar sua vida, seu lar, etc, com o mínimo de estresse.

 

[principal] [primeiros passos] [planeta azul] [trabalho] [vestir o que?] [alimentando-nos] [meio-ambiente] [exercitando-nos] [textos] [administrando as contas] [mais compromisso] [mais saúde] [mais beleza] [mais livres] [voluntarios] [cidadãos do planeta Terra] [links] [livros] [entre em contato]